DIABETES TIPO 1 EM AMBIENTE ESCOLAR
- Vandemberg Viana
- 20 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
O diabetes, quando diagnosticado ainda na infância, traz consigo um misto de questionamentos aos familiares, seja a respeito de como aplicar insulina na criança estando em ambiente escolar, como certificar que o/a filho (a) não terá hipoglicemia nesse local, se a criança vai aceitar o diagnóstico, ou mesmo como ela irá se comportar nesse ambiente diante da nova realidade.

➡️Informar a direção da escola a respeito do diagnóstico e do tratamento que a criança irá seguir;
➡️Observar se a criança já se sente confortável em realizar glicemia capilar e aplicação de insulina; (vale lembrar que isso é variável, algumas crianças desde muito cedo já demonstram habilidades)
➡️O que será preciso levar para a escola além dos materiais de estudo, como glicosímetro, insulina ou mesmo balas em casos de hipoglicemia;
➡️Consumo de alimentos, devendo a criança ser orientada pelos pais e até pelo grupo de professores ao que deve evitar e o que deve dar preferência;
➡️Oferecer uma rede de apoio para essa criança através de amigos, colegas de classe, professores e funcionários, permitindo que nesse local ela se sinta segura e acolhida.
📒SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Como lidar com o diabetes tipo 1 em ambiente escolar?. São Paulo, SP, 2016. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/…/1251-como-lidar-com-o-diabetes…









Comentários