MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS EM JOVENS COM DM1.
- Vandemberg Viana
- 21 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

O diabetes pode induzir várias formas de alterações dermatológicas, a maioria é ocasionada tanto pelas anormalidades metabólicas quanto pelas complicações vasculares e neuropáticas, entre elas estão o ressecamento da pele e a Queratose Pilar. A diminuição da hidratação em diabéticos é semelhante à encontrada em idosos 📷👴 e pode estar relacionada com a hiperglicemia e/ou com a inibição do efeito da insulina, pois quando o nível de glicose sobe 📷⬆️ o corpo tenta reagir eliminando o excesso de açúcar 📷🍯 pela urina. Essa eliminação excessiva de líquidos causada pelo organismo acaba levando à desidratação e o ressecamento da pele, o que a deixa sensível à lacerações e infecções. O ressecamento da pele pode ter como consequência a Queratose Pilar, que é uma condição comum na qual surgem ‘bolinhas’ na pele, chamada

s pápulas, elas são ásperas e pequenas, parecidas com acnes, e geralmente brancas,
mas também podem ser vermelhas. As pápulas ocorrem a partir do acúmulo de queratina, que é uma proteína da barreira de defesa da pele, muito comum nas coxas, nádegas, pernas e braços. Ainda há uma escassez de estudos que analisam a prevalência de alterações da pele em pacientes jovens com diabetes tipo 1, sendo este, um possível campo a ser explorado.
📷🔎 Manifestações Dermatológicas do Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/…/45-manifestacoes-dermatologica…
>. Acesso em: 12 de Janeiro de 2018. 📷🔎 Pavlovic MD, Milenkovic T, Dinic M, et al. The prevalence of cutaneous manifestations in young patients with type 1 diabetes. Diabetes Care 2007 Aug; 30 (8): 1964–7.









Comentários